Frederico Varandas abriu, esta quinta-feira, o Thinking Football Summit, evento que reúne várias personalidades do futebol na Super Bock Arena, no Porto. O presidente do Sporting abordou várias temáticas, mas destacou a permanência de Viktor Gyökeres no plantel verde e branco.
O dirigente leonino falou da questão em torno do avançado sueco, muito apontado à saída do clube durante o verão, e disse, inclusive, que já viu jogadores de nível inferior serem transferidos por valores superiores à cláusula de rescisão do avançado. Varandas falou também sobre o título conquistado e o ataque ao bicampeonato.
Frederico Varandas em discurso direto
Gyökeres: «Uma cláusula de 100 milhões e o ser batido depende do momento do jogador, idade, se há mais do que um clube na disputa. Já vi jogadores inferiores a serem transferidos acima de 100 milhões, grandes jogadores abaixo dos 100 milhões. O Sporting está feliz por ter o Viktor e ele está feliz aqui. Durante o mercado, não houve um dia sem notícia a dizer que o Viktor saía. O mercado fechou e continuam com estas perguntas. Mas pronto, vivemos bem com isso e assim será.»
Título de 2023/24: «Preparámo-nos o melhor possível para este campeonato, tentámos ser o máximo competentes nas variáveis que controlamos mas há sempre outras variáveis. Temos dois rivais. Acreditava que podíamos ser campeões e fizemos uma campanha brilhante.»
Bicampeonato: «Ouvir esta questão... se dissessem há seis anos essa pergunta, iria parecer de outro planeta ou acharia que estamos malucos. É a prova do crescimento do Sporting. Foram dois títulos em quatro anos. O primeiro disruptivo e este mais natural. Sobre o bicampeonato, acreditamos muito no nosso potencial, no treinador e equipa e queremos muito dar essa alegria aos adeptos.»
Plantel: «Temos uma equipa forte, o Viktor sabe que está bem ladeado por dois craques como Pote e Trincão. Morten é muito humilde. Sporting tem hoje um grupo muito valorizado. Não me lembro de ter um plantel tão valioso, falando a nível de ativos. Agora se vamos superar os nossos rivais, isso será em campo.
Temos essa valorização muito por jogadores da casa e outros em quem acreditamos no potencial e em quem investimentos. Começámos com investimentos de 5 milhões e agora conseguimos contratar jogadores de 20 milhões. Compramos jogadores de 20 de quem na altura se duvidava e agora fala-se em 100 M€. Esta valorização deve-se à minha equipa que identificava e quem potencia, como o nosso treinador.»