Arnold Schwarzenegger, antigo governador do estado da Califórnia eleito pelo Partido Republicano, declarou publicamente o seu apoio a Kamala Harris, a candidata Democrata.
Numa longa publicação no X, o ator começou por escrever que não tem por hábito “apoiar ninguém”, expressando “ódio pela política” e desconfiança “pela maioria dos políticos”. “O meu trabalho como governador ensinou-me a amar as políticas e a desprezar a política”, continuou.
“Vou ser honesto: de momento, não gosto de nenhum dos dois [principais] partidos. Os meus Republicanos esqueceram a beleza do mercado livre, aumentaram o défice, e rejeitaram resultados eleitorais. Os Democratas, no campo do défice, não são melhores, e preocupa-me as suas políticas locais, que levam ao aumento da criminalidade”.
Schwarzenegger fez ainda referência a comentários recentes de Donald Trump: “Quero desligar-me disto, mas não posso, porque rejeitar os resultados de uma eleição é anti-americano. Para alguém como eu, que fala com gente de todo o mundo e sabe que a América é ainda um farol numa colina, ver alguém chamar-lhe ‘caixote do lixo’ é anti-patriótico. Deixa-me furioso”.
“Sou americano antes de ser republicano. E é por isso que irei votar em Kamala Harris e Tim Walz”, concluiu. “Um candidato que não respeita o vosso voto a não ser que seja nele, que envia os seus apoiantes para o Capitólio enquanto observa tudo a beber uma coca-cola, que não tem qualquer capacidade para legislar a não ser que seja cortes fiscais que ajudaram os seus doadores e outros ricos como eu mas mais ninguém, que acha que os norte-americanos que discordam dele são inimigos maiores que a China, a Rússia ou a Coreia do Norte, não é um candidato que vá resolver os nosso problemas”.