Destinada a jovens médicos doutorados no âmbito das Unidades de investigação e Desenvolvimento das Faculdades de Medicina portuguesas, a Bolsa CUF D. Manuel de Mello, promovida pela CUF, através da CUF Academic Center, e pela Fundação Amélia de Mello, encontra-se com as candidaturas abertas até ao dia 29 de setembro, e a decisão do júri será anunciada até 22 de dezembro de 2023.
Esta bolsa, que constitui o maior prémio nacional de incentivo a jovens médicos investigadores, surge como um investimento no ensino e na cooperação com as instituições universitárias permite não só aumentar o conhecimento médico, como incentivar a investigação clínica, no sentido de encontrar avanços em diferentes campos da saúde, com o intuito de desenvolver e aplicar melhores práticas clínicas ao serviço dos doentes.
Iniciativas como a Bolsa CUF D. Manuel de Mello são, assim, fundamentais de modo a garantir à comunidade científica as condições necessárias ao bom desenvolvimento da sua atividade e, igualmente, para valorizar e distinguir o mérito dos investigadores portugueses, e dos seus trabalhos, onde todos têm o mesmo propósito: contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde.
A Bolsa CUF D. Manuel de Mello conta já com 16 anos, e distinguiu projetos de investigação de doenças como lúpus, Alzheimer, esquizofrenia, tuberculose, entre outras áreas médicas.
CG/MJG
Notícia relacionada