O auditório do Hospital Pêro da Covilhã (CHUCB) vai acolher o evento, que se iniciará pelas 14:30h. A sessão terá como principal objetivo apoiar as pessoas que se encontrem nesta situação clínica, reconhecendo o “impacto que o estoma tem na qualidade de vida e na autoestima dos doentes ostomizados”, escreve o CHUCB em comunicado.

Pretende-se que o procedimento cirúrgico seja desmistificado, e que, ao mesmo tempo, se promova “um reforço dos ensinos sobre os cuidados a ter com o estoma e a pele periestomal, com o propósito de estimular a confiança do doente no autocuidado e na preservação das suas rotinas diárias, evitando o isolamento”, esclarece o centro hospitalar.

Nesta sessão os doentes poderão esclarecer dúvidas e aconselhar-se junto de especialistas da área, para além de que existirá um espaço de debate para a apresentação e partilha de testemunhos e experiências.

O evento destina-se a doentes ostomizados, a utentes da consulta de estomaterapia do CHUCB, bem como a familiares ou cuidadores e profissionais de saúde.

CG

Notícia relacionada

Cancro do estômago. Portugal tem a maior incidência da Europa Ocidental e a explicação está na alimentação