A doença periodontal (doença da gengiva) pode agravar doenças sistémicas como a diabetes, Alzheimer, obesidade, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, para além de poder estar na origem de partos prematuros e de crianças com baixo peso ao nascimento. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Periodontolgia e Implantes (SPPI) que estará nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, no dia 12 de maio, numa campanha de sensibilização que passa pela distribuição de mais de 3.000 kits de proteção oral.
“A doença periodontal está ligada a grandes problemas de saúde sistémica. Esta doença é uma doença inflamatória crónica presente nos tecidos à volta dos dentes, e em conjunto com as bactérias da placa bacteriana, pode levar a alterações em diversos órgãos. Hoje sabemos que a periodontite não tratada pode dificultar o controlo da diabetes, por outro lado, uma diabetes mal controlada agrava a periodontite”, explica Cristina Trigo Cabral, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia.
A periodontite é a sexta doença mais comum no planeta. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, metade dos adultos sofre de problemas nas gengivas e Portugal não é exceção. A aposta passa pela prevenção.
“Esta doença pode ser prevenida através um estilo de vida saudável, de uma higiene oral adequada e de visitas regulares ao médico dentista, pelo menos duas vezes por ano. O sinal mais frequente, e que mais precocemente alerta o doente para a existência de doença na gengiva, é o aparecimento de sangramento (após a escovagem, espontâneo, ou sangue que aparece na almofada ao acordar). Também são sintomas destas patologias as gengivas vermelhas, inchadas, sensíveis, afastadas dos dentes ou retraídas, supuração (pus) entre o dente e as gengivas, mau hálito e os dentes com mobilidade ou a separarem-se”, detalha a presidente da SPPI.
O Dia Europeu da Saúde Periodontal assinala-se a 12 de maio, nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, com a presença de dentistas especialistas a prestarem esclarecimentos à população. A ação será complementada com a distribuição de kits de proteção oral.
Notícias relacionadas
“Temos oportunidade de desenvolver um programa de referência de Saúde Pública Oral”