Para além do desaconselhamento dos refrigerantes pelos especialistas, agora também os sumos de fruta começam a levantar preocupação. De acordo com a comunidade científica, o consumo frequente de sumos 100% de fruta contribui para um aumento de peso devido às elevadas quantidades de açúcar presentes.
Apesar de estes sumos estarem associados a um padrão alimentar saudável, uma vez que podem ser vistos como convenientes de modo a cumprir as recomendações diárias de fruta, os especialistas afirmam que estas se tratam de bebidas “com pouca ou nenhuma fibra em comparação com a fruta inteira”, o que origina baixa saciedade e uma maior ingestão de energia, indicam as conclusões do estudo.
Este tema já tem sido investigado, mas nunca com resultados precisos, facto que fez com que um grupo de investigadores canadianos olhasse para a evidência disponível sobre o consumo deste tipo de bebidas e o seu papel no peso corporal em crianças e adultos. No total, foram analisados 42 estudos, 17 com crianças e 25 com adultos, cujos dados foram depois combinados para serem analisados em conjunto, revela a nota divulgada.
Os resultados desta avaliação evidenciaram que, no que diz respeito a crianças, cada copo diário de 235 mililitros de sumo 100% fruta foi associado a um aumento de 0,03 no índice de massa corporal (IMC), enquanto nos adultos, a mesma quantidade foi associada a um aumento de 0,02 no IMC.
“Um mecanismo potencial que associa os sumos 100% de fruta ao aumento de peso é o consumo de calorias líquidas, que demonstrou resultar num maior aumento de peso em comparação com a ingestão de calorias sólidas”, afirmam os investigadores. “Comparando com a fruta inteira, o sumo 100% de fruta contém menos fibra alimentar, o que leva a uma rápida absorção de frutose no fígado”.
CG/COMUNICADO
Notícia relacionada