O grupo King Abdulaziz Medical City-Central Region (KAMC), da Arábia Saudita, estabeleceu uma parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) para intercâmbio clínico e científico na área do transplante pulmonar. No âmbito deste projeto, iniciou-se em 7 de agosto um estágio observacional de duas semanas, que vai permitir a acreditação do programa de transplantação naquela unidade saudita.
A comitiva saudita, que se encontra a estagiar no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é composta por 11 profissionais, médicos e enfermeiros, e é liderada pelo enfermeiro João Dantas, que coordena o programa de transplantação cardíaca e pulmonar no KAMC. Do lado português, os responsáveis são os médicos do CHULC Luísa Semedo, coordenadora da Unidade de Transplante Pulmonar, e Paulo Calvinho, coordenador cirúrgico da mesma unidade.
“Os signatários do protocolo, o CHULC e o KAMC, pretendem estreitar laços colaborativos que se prolonguem no tempo, de forma a melhorar os cuidados de elevada complexidade aos doentes que necessitam de transplante pulmonar”, avança o centro hospitalar em comunicado.
Como se acrescenta: “O KAMC escolheu o CHULC-Hospital de Santa Marta como parceiro de formação por se tratar de um Centro de Referência reconhecido internacionalmente, pela experiência e know how, na Área do Transplante Pulmonar.”
A colaboração entre as duas instituições não terminará com este estágio observacional e irá incluir ainda apoio no suporte e tomada de decisão clínica, no fornecimento de dispositivos clínicos e na formação contínua, com visitas bilaterais e reuniões online.
Texto: Maria João Garcia
Notícia relacionada