Quais as mais-valias do Hospital de Dia?
O Hospital de Dia vem alargar a prestação de cuidados de saúde diferenciados e personalizados, na área da Hematologia e da Oncologia, aos doentes de Santarém, na zona da sua área de residência.

Os doentes são sempre acompanhados por uma equipa especializada e multidisciplinar, onde se incluem, entre outros, especialistas em Oncologia Médica, Hematologia, Enfermagem, farmacêuticos e, ainda, uma gestora oncológica, para apoiar os doentes nas questões processuais e administrativas.

Esta nova oferta torna possível a realização célere de técnicas de diagnóstico e a administração de tratamentos orais, endovenosos e intramusculares de imunoterapia, quimioterapia, bem como terapêuticas de suporte, sem a necessidade de grandes deslocações, permitindo que os doentes realizem o tratamento de forma mais cómoda e confortável, próximo de casa e da família.

Estará acessível a todos os doentes oncológicos?
É um serviço que está disponível a todos os doentes oncológicos, para suporte, diagnóstico e realização de tratamentos de curta a média duração.

Anteriormente, aonde se deslocavam os doentes?
A maioria dos doentes oncológicos da CUF deslocava-se, anteriormente, a outros hospitais da CUF, sobretudo aos hospitais CUF Descobertas e CUF Tejo, em Lisboa, o que implicava percorrerem uma distância maior.

Para os profissionais de saúde também devem existir vantagens. Quais?
Para nós, médicos, é bastante motivador, pois permite-nos manter a continuidade de cuidados, com o acompanhamento clínico dos doentes que diagnosticamos. Possibilita-nos também acompanhar in loco o tratamento, o seu efeito, a resposta e toxicidade. Passamos a integrar toda a informação e a ser o médico responsável pelo doente, em toda a linha de cuidados.

Na área da Oncologia, preveem mais projetos nos próximos tempos?
De momento, o objetivo é fortalecer a rede de apoio aos doentes oncológicos no Hospital CUF Santarém, conseguirmos ter disponíveis todas as áreas de apoio na nossa unidade e incluir outras especialidades na gestão e tratamento destes doentes. A longo prazo, prevemos continuar a atualizar os tratamentos disponíveis.

MJG

Notícia relacionada

Hospital de Braga vai criar Serviço de Hematologia