O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra conta agora com mais 10 cadeiras de rodas oferecidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC). A entrega decorreu no átrio principal do IPO e foi realizada pelos voluntários hospitalares da LPCC.

A iniciativa marca a continuidade da colaboração entre as duas instituições, decorrente do projeto de cuidados a doentes oncológicos e seus familiares em contexto hospitalar, que prevê a atribuição de equipamentos e materiais no contexto da humanização dos serviços de oncologia, após identificação de necessidades das unidades hospitalares da região Centro.

“Esta doação resulta da identificação de uma necessidade há muito sentida pelos voluntários hospitalares da LPCC.NRC no desenvolvimento da sua atividade no IPOC”, sublinha a secretária-geral da Direção da LPCC.NRC, Natália Amaral, acrescentando que “através deste gesto simbólico, reforça-se a importância da humanização da assistência ao doente oncológico em contexto hospitalar”.

A doação destas cadeiras de rodas permitirá proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares, uma ação destacada pela presidente do Conselho de Administração do IPOC, Margarida Ornelas, após a entrega dos equipamentos: “O trabalho que a Liga faz é extremamente importante, de um valor inestimável para os doentes oncológicos”. “É uma instituição que nunca perde o foco nos doentes e completa a missão do IPOC”, concluiu.

Também o enfermeiro-diretor do IPOC, João Madeira, agradeceu esta ação sublinhando que “é uma mais-valia para os doentes que sublinha a ajuda prestada pela Liga e que já vem de há muitos anos”.

A efetividade da missão a que a LPCC.NRC se propõe, advém, por um lado, da ação do seu voluntariado, e por outro, das contribuições recebidas através de donativos, possibilitando, assim, a aquisição destes equipamentos de apoio ao doente, além de várias outras iniciativas de promoção da saúde e prevenção da doença.

COMUNICADO

Notícia relacionada

IPO do Porto inaugura Espaço Cidadão e permite aos utentes aceder a diversos serviços