Artigo de opinião de Andreia Gomes, Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida, no âmbito do Dia Internacional da Criança com Cancro, que se celebra a 15 de fevereiro.
Os efeitos nocivos do tabaco são duradouros mesmo para quem deixa de fumar e, acima de tudo, o sistema imunitário parece ficar muito mais danificado do que se pensava anteriormente, segundo dois estudos científicos.
A primeira cirurgia robótica pediátrica em Portugal foi realizada sexta-feira no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, a uma jovem de 17 anos com problemas urológicos, que está a recuperar bem, anunciou hoje a instituição.
Uma nova associação foi criada hoje por dois jornalistas veteranos de Coimbra com o objetivo de prevenir as doenças coronárias, disseram os promotores à agência Lusa.
Uma equipa de investigadores desenvolveu uma técnica de ultrassom não invasiva que aumenta a mobilidade dos espermatozoides em até 266%, um avanço que pode ajudar os médicos de fertilidade a melhorar os resultados dos tratamentos de reprodução assistida.
A Match Group, proprietária do Tinder, Hinge e outras aplicações de encontros, foi alvo de um processo judicial que acusa a empresa de incentivar o uso compulsivo destas plataformas, para gerar lucros.
A bactéria multirresistente hipervirulenta 'Klebsiella pneumoniae' (hvKp) está a aumentar na Europa, alertou hoje o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), afirmando que subiram de 12 para 143 os casos reportados desde 2021.
Quase 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,9 milhões contra covid-19 desde o início da campanha de vacinação, segundo o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Numa nota divulgada, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) mostrou-se com "muita preocupação" face ao capítulo que consta do programa eleitoral do Partido Socialista (PS) que prevê a introdução de um período de dedicação ao SNS por parte dos médicos, bem como a possibilidade de introdução de um
Luís Negrão, assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia; Carlos Catarino, membro do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa de Cardiologia
Ministério da Educação diz que os dados estão enviesados por contabilizarem os anos da pandemia, mas o INE reitera que os dados são comparáveis ao período de 2011 a 2023.
A diretora-geral da associação Acreditar disse hoje que os pais de crianças com cancro estão preocupados com “a rotatividade bastante grande” dos profissionais de saúde nos hospitais, temendo que possa pôr em causa o tratamento dos filhos.
Apenas o IPO de Lisboa tem uma consulta para sobreviventes de cancro pediátrico que terminaram o tratamento há mais de cinco anos, alertou a associação Acreditar, defendendo que deveria existir em todos os centros de referência de oncologia pediátrica.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) desenvolveu uma iniciativa com o intuito de consciencializar a população para o enfarte agudo do miocárdio, bem como para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce desta doença.
A perda auditiva, temporária ou permanente, induzida pela exposição a ruídos intensos, responde a um mecanismo biológico descrito num novo estudo realizado com ratos e que também aponta um possível tratamento, que está a ser trabalhado para evitá-lo.
A manutenção de um cabelo saudável e cheio de vitalidade tornou-se uma prioridade para quem procura o seu próprio bem-estar, já que o mesmo passa por ter um cabelo que se destaque pelo seu brilho, volume e aparência. Para o conseguir, é essencial nutri-lo a partir do interior e é aí que entram em jo
A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão considerou hoje inaceitável que o Governo tenha desaproveitado a linha de financiamento europeia que permitia avançar com rastreios do cancro do pulmão, causando “prejuízo a todos os portugueses”.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou hoje o lançamento de uma linha de financiamento para a introdução de ferramentas de inteligência artificial nos diagnósticos dermatológicos.
Cairo, 12 fev 2024 (Lusa)- O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu hoje, na Cimeira Mundial de Governos, no Dubai, que um tratado global sobre pandemias, ainda em processo de negociação, "não dá à OMS qualquer poder soberano sobre qualquer país".