Pneumologistas consideraram hoje que as novas normas de regulação dos produtos do tabaco aquecido são necessárias para travar o consumo crescente em Portugal, mas defendem que devem ser acompanhadas de outras medidas para o impacto ser maior.
A petição apresentada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) na Assembleia da República, reuniu 11.666 assinaturas até dia 6 de janeiro deste ano. O documento visa a reposição da comparticipação do tratamento de imunoterapia específica com alergénios (vacinas antialérg
Um novo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) apurou que as vacinas da Covid-19 salvaram a vida de 1,4 milhões de pessoas na Europa pelo que, sem elas, os números do total de mortes no continente ascenderia a cerca de 4 milhões.
Tecnologia desenvolvida por startup tem sido usada para melhorar o desempenho de atletas, como o guarda-redes brasileiro Ederson, da seleção brasileira; e também na indústria petroquímica com o objetivo de reduzir o índice de acidentes causados por erros humanos.
Lúcio Meneses de Almeida
Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública
O plano de saúde gratuito “Lisboa 65+”, disponível desde 21 de dezembro de 2022, regista 12.897 inscritos, número aquém do público-alvo de 130 mil munícipes, mas a câmara garante que está a trabalhar para aumentar a adesão.
A diretora-geral da saúde admitiu alargar a vacinação para a gripe a uma faixa etária inferior à dos 50-59 anos, face à disponibilidade de vacinas após a vacinação do grupo prioritário, com mais de 60 anos.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) foi fundada a 17 de janeiro de 1974, na época, designada Sociedade Portuguesa de Patologia Respiratória. 50 anos depois, a SPP assinala a data reconhecendo o trabalho dos pneumologistas e celebrando meio século de promoção de formação contínua e atualizaçã
O presidente do PSD assegurou hoje que a prioridade da AD será “menos impostos e melhores serviços públicos”, que também passarão pelo regresso das Parcerias Público-Privadas (PPP) na saúde e dos contratos de associação na educação.
A delegação europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento de casos de gripe nas últimas semanas em vários países e para a pressão nos hospitais, que poderá aumentar.
Dois homens foram detidos na sexta-feira por suspeita de tráfico de um xarope através de receitas falsas, que levantavam em farmácias de Lisboa, Setúbal e Algarve para posteriormente usar na produção da droga ‘purple drunk’, informou hoje a PSP.
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde deu hoje início à segunda fase do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que pretende restringir o atendimento a doentes com pouca gravidade no Serviço de Urgências.
Os portugueses doaram, na campanha solidária "Dê troco a quem precisa", mais de 21 mil euros nas farmácias, valor que permitirá ajudar 128 pessoas carenciadas a acederem aos medicamentos de que precisam, segundo dados hoje divulgados.
O número de adultos que consomem tabaco em todo o mundo tem diminuído constantemente nos últimos anos, revelou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando que a indústria não vai desistir.
Uma testemunha de Jeová processou Espanha perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) por transfusões de sangue apesar da sua recusa absoluta em receber esse procedimento médico.
De acordo com um estudo de 2020, “estima-se, anualmente, que a patologia do joelho afete 86.7 milhões de pessoas com 20 ou mais anos” em todo o mundo. Rosana Santos, subdiretora Clínica Nacional da Affidea, fala um sobre esta patologia que, se não tratada corretamente, pode causar incapacidade e cul
Medicamentos contrafeitos, e de baixa qualidade, contra a malária matam mais de 267.000 pessoas por ano na África Subsariana, comunicou hoje o Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês).
As novas normas sobre o tabaco aquecido, que fica equiparado aos cigarros convencionais, entram em vigor hoje, com mensagens chocantes nas embalagens e proibição de aromas.
“Infeliz e paradoxalmente, os primeiros documentos e imagens identificativas da nova USL”, não apresentam logótipo ou recorrem a imagens de outras instituições, lamentam os peticionários.
A Associação Portuguesa de Fertilidade lamentou hoje que o Ministério da Saúde tenha ignorado os pareceres críticos à regulamentação da gestação de substituição e receia um “adensar do já enorme desespero” dos casais.