Os pais que colocam os filhos na equitação ou patinagem para que ganhem autoconfiança são os mesmos que não os deixam trepar às árvores ou ir para casa sozinhos.
Carla Marques, CEO da Intelcia Portugal, destaca que «a solução está, como sempre esteve, em investir nas pessoas, por isso estas reformas devem ser contínuas e baseadas numa constante avaliação das necessidades e expectativas, focadas na criação de ambientes de trabalho mais flexíveis, inclusivos»
A produção agrícola terá de aumentar 50% até 2050 e os produtores de alimentos terão de alcançar este aumento dramático consumindo menos recursos. Estes são desafios pouco apetitosos.
A política em Portugal começa todas as manhãs com o noticiário das sete. A política em Portugal fecha todas as noites com a nova intriga ou a última novidade.
Será que os decisores políticos mais importantes (os eleitores) querem tomar as rédeas de decisões de políticas públicas de forma a mudarem o estado das coisas?
O treinador e analista Rafael Pacheco olha para a ameaça que paira no ar sobre uma eventual greve dos futebolistas profissionais, face ao cada vez maior número de jogos que têm de enfrentar.
Não é plausível que as unidades de saúde familiares modelo C consigam atrair novos profissionais de fora do SNS. Pelo contrário, há o risco, assumido publicamente, de desvio de recursos humanos do próprio serviço público. As promessas da criação de mecanismos de controlo serão inconsequentes. Não é
O mundo está sempre em guerra. Mas há guerras e guerras. Há guerras que nos comovem e há guerras que nada nos dizem. A guerra da Ucrânia é uma guerra nossa. É perto e é o resultado do capricho de um ditador que conhecemos. A guerra no médio oriente também nos comove. O público mais [...]
Um estudo recente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro revela dados alarmantes: 68% dos adolescentes portugueses entre 12 e 18 anos foram vítimas de comportamentos agressivos na escola. A violência psicológica lidera com 92% dos casos, seguida pela violência física com 82%. Mais perturbado
Não faltaram apenas debates sobre a visão e estratégia para e Europa nas respetivas eleições; falta também agora. Estamos no momento que antecede o Orçamento, que devia plasmar, no seu âmbito anual, a visão e nossa estratégia plurianual enquanto país.
Se é a escola o elevador social por excelência é também a escola a única forma de integração dos alunos e famílias imigrantes. Combater a xenofobia e a integração e humanização da imigração começa aqui: ensinando com sucesso
Um dos erros da gestão pública é acreditar que se pode alcançar resultados baseados em políticos "super-heróis". Serviços de qualidade exigem pôr o cidadão-consumidor no centro da decisão política.
Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Neurologista e Coordenador do Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras