Uma em cada três populações de aves portuguesas está ameaçada da extinção, indica a nova Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental, que é apresentada na terça-feira.
Os Emirados Árabes Unidos (EAU), que presidem à 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP28), propuseram uma via intermédia para reduzir a utilização de combustíveis fósseis em todo o mundo, gorando expectativas a muitos países e organizações.
Mais de três mil burros de raça mirandesa foram apadrinhados através de uma campanha lançada pela Associação Para Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) lançada em 2005 que contribui para a manutenção e valorização desta raça autóctone.
De acordo com um especialista em recifes de coral da Universidade de Queensland, as ondas de calor marinhas, que bateram recordes, provocarão um branqueamento em massa e devastador dos corais em todo o mundo nos próximos anos.
As descobertas, feitas ao longo de 15 anos, foram compiladas num guia que ajuda a identificar as várias espécies de esponjas existentes nas águas peruanas e que pretende estimular o interesse por esses animais que existem na Terra há mais de 500 milhões de anos.
O Ministério Público acusou 16 ativistas do movimento Greve Climática Juvenil do crime de desobediência pelos incidentes ocorridos em 14 de setembro junto ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde decorria o Conselho de Ministros.
Falámos com Francisco Geraldes, CEO da Astara Portugal, sobre os projetos e ambições desta empresa que opera num dos setores mais críticos para os objetivos globais de descarbonização – o da mobilidade.
Especialistas ouvidos pela Green Savers explicam que a opção Montijo era a mais prejudicial para as aves e avisam que qualquer aeroporto terá impactos na avifauna, que devem ser devidamente avaliados e considerados antes de se tomar qualquer decisão.
Em 2024, quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo necessitarão de assistência e proteção humanitária, devido a conflitos, emergências climáticas e outros fatores, sendo que 74,1 milhões dessas pessoas estão na África Oriental e Austral.
O chefe da agência da ONU para o clima apelou aos países reunidos na COP28 para que eliminem "bloqueios táticos desnecessários", em vésperas do final previsto da conferência, que se centra no futuro dos combustíveis fósseis.
Através da análise de ossos antigos de babuínos escavados no Egipto, uma equipa de cientistas descobriu que os animais eram importados, mantidos em cativeiro e, depois de mortos, mumificados e enterrados com humanos.
O secretário-geral das Nações Unidas pediu hoje flexibilidade e ambição máximas nas negociações finais da cimeira do clima, mas sem perder de vista os objetivos assumidos no Acordo de Paris.
Embora manter as casas quentes, sem pesar demasiado na carteira, possa parecer difícil, a verdade é que nem todas as soluções precisam de ser complexas e dispendiosas.
Um projecto sediado na Baía de Noli, na província de Savona, Itália, é responsável pela plantação de alfaces, feijão, morangos e alhos no fundo do mar, entre 5 a 10 metros de profundidade.
Investigadores desenvolvem um material de isolamento feito de casca de arroz e celulose, uma mistura ecológica baseada em materiais frequentemente considerados resíduos.
Cientistas descobrem que as patas do louva-a-deus-orquídea, em forma de pétala, não servem apenas para imitar flores e passar despercebido, mas ajudam o inseto a planar por entre a vegetação.
Foi em 1907 que o zoólogo espanhol Angel Cabrera descreveu pela primeira vez o lobo-ibérico, que se distinguia como subespécie do lobo-cinzento devido ao seu porte mais pequeno, coloração amarelo-acastanhada e focinho diferente.
Um novo estudo conduzido pela CSIRO, a agência científica nacional da Austrália, revelou que o sexo do tubarão branco é determinado pelos cromossomas sexuais X e Y.
Sabe-se que foi mandado construir pelo marajá Madho Singh, no século XVIII, para albergar as festas que então organizava durante as suas caçadas aos patos.
Os golfinhos roazes têm um sentido de audição apurado e uma visão excecional, mas agora investigadores internacionais descobriram que estes mamíferos têm um sentido adicional: sentem campos elétricos.