Obras literárias dedicadas às serras serão o ponto de partida de um novo festival literário que vai surgir em fevereiro de 2024, em Tondela, e com o qual a autarquia pretende homenagear o Caramulo.
A Direção-Geral do Património Cultural aprovou a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha, processo característico do Alentejo que remonta ao tempo dos romanos.
As salinas de Castro Marim, no Algarve, vão funcionar como uma maternidade de ervas marinhas para capturar gases nocivos e purificar a água, revelou a ‘start-up’ e ‘spin off’ da Universidade do Algarve BlueZ C Institute.
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) celebrou ontem um protocolo de colaboração com a Fundação Gaspar Frutuoso, que está integrada na Universidade local, para melhoramento fitossanitário das castas tradicionais de videiras do arquipélago.
A COP 28 é palco, na sexta-feira, da apresentação do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura, que visa “gerar impulso político para o reconhecimento da cultura como uma força única e poderosa no combate às mudanças climáticas”.
O crescimento do autoconsumo de energia é imparável. O relatório sobre o autoconsumo fotovoltaico em Portugal, publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), mostra um aumento do interesse dos Portugueses, com mais de 80% na capacidade instalada.
A presença de aves marinhas em ilhas adjacentes a recifes de coral tropicais pode aumentar as taxas de crescimento dos corais em mais do dobro, revela um novo estudo
As chuvas torrenciais que atingiram a África Oriental desde outubro, e mataram mais de 300 pessoas, foram "até duas vezes mais intensas" devido às alterações climáticas causadas pela atividade humana, segundo um estudo científico hoje publicado.
Investigadores alertam que, se nada for feito, a Terra poderá ultrapassar cinco limiares naturais, pontos de inflexão em que pequenas alterações podem resultar em transformações rápidas e profundas, e além dos quais consequências negativas para a humanidade e para a Natureza podem ser irreversíveis.
A empresa responsável pela construção do Centro de Dados SINES 4.0 refutou hoje alegadas irregularidades ambientais e argumentou que o terreno onde está o edifício foi-lhe entregue “já limpo e lavrado” em dezembro de 2021.
Um estudo recente indica que, em média, os mamíferos têm 50% mais probabilidades de ocuparem florestas do que espaços abertos em zonas onde as temperaturas sejam mais elevadas. E o contrário acontece em regiões mais frias.
Estima-se que, atualmente, mais de 100 países de África, das Caraíbas, do Pacífico e da União Europeia tenham já publicamente defendido o fim progressivo de todos os combustíveis fósseis, mas outros, como a Rússia, a Arábia Saudita e a China, posicionam-se do outro lado da barricada.
Esta semana, a agência climática das Nações Unidas (UNFCCC) publicou a versão preliminar de um documento em que os negociadores que representam os Estados-membros pedem o fim progressivo dos combustíveis fósseis, mas fazer nada está também em cima da mesa.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores devido a previsões de vento forte e agitação marítima para sexta-feira.
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai monitorizar com regularidade a concentração de glifosato em todo o concelho e vai avançar com um estudo sobre medidores ambientais à água, ar e solo.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra um projeto internacional que tem como principal objetivo reduzir a captura acidental de megafauna marinha.
As opiniões dividem-se em Samora Correia entre os que estão contra o novo aeroporto na freguesia, os que consideram ser “um pau de dois bicos” e aqueles que veem vantagens para o desenvolvimento da região ribatejana.
A Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia, distrito da Guarda, volta a apresentar de sexta-feira até 01 de janeiro de 2024, o Natal “mais genuíno e sustentável de Portugal”.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) alertou ontem para o facto de mais de 2,8 mil milhões de pessoas poderem estar expostas a ondas de calor até 2090 “num cenário de aquecimento elevado”.
A Equinix e a Sonnedix anunciaram hoje a celebração de um contrato para aquisição de energia renovável (Power Purchase Agreement) em Portugal, produzida no âmbito de um projeto fotovoltaico localizado no concelho de Tarouca, no distrito de Viseu.