A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) classificou hoje como “um atentado à segurança das mães e bebés em Portugal” o anúncio de novas contingências em maternidades.
Portugal será o primeiro país europeu a realizar um rastreio ao cancro colorretal destinado aos afrodescendentes, depois de os Estados Unidos concluírem que os afro-americanos têm 40% mais probabilidade de morrer da doença do que outras comunidades.
O equipamento de exames de TAC do hospital de Chaves já está operacional, depois de cerca de duas semanas avariado, disse hoje fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).
Dois programas de intervenção psicológica testados por uma equipa conjunta das universidades de Coimbra e Lisboa têm ajudado a reduzir a sintomatologia ansiosa em crianças dos 07 aos 12 anos.
Dezenas de médicos do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, mostraram-se indisponíveis para fazer mais do que as 150 horas suplementares obrigatórias, revelou hoje o diretor clínico, admitindo "preocupação" mas também "confiança".
O bastonário dos médicos, Carlos Cortes, reiterou hoje que o diploma sobre as ordens profissionais “fere de morte” a independência prevista no estatuto da Ordem dos Médicos (OM), criando uma intromissão que “pode ser perigosa”.
O bastonário da Ordem dos dos Médicos questionou hoje a deontologia e a ética de pedir aos profissionais de saúde para fazer muitas vezes até 80 horas e três e quatro turnos por semana nos hospitais.
Os medicamentos de uso humano, como comprimidos, xaropes, aerossóis, pomadas à base de cortisol ou analgésicos podem provocar consequências graves na saúde e no desenvolvimento dos animais de companhia. Por isso, neste Dia Mundial do Animal, que se assinala a 4 de outubro, os veterinários AniCura al
O hospital de Penafiel solicitou o “desvio de doentes da urgência externa”, por não conseguir reunir o mínimo de especialistas em cirurgia geral devido à recusa dos médicos em fazer mais horas extraordinárias, foi hoje revelado.
A Escola Nacional de Saúde Pública desafiou mais de 50 instituições para em conjunto identificarem desafios e oportunidades de atuação em saúde pública, fazer recomendações e implementar soluções inovadoras com impacto positivo para as políticas e intervenções nesta área.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou ontem em Matosinhos que nos últimos 44 anos só foi possível que as urgências funcionassem porque os médicos aceitaram fazer um número muito elevado de horas extraordinárias.
A satisfação dos portugueses com o Serviço Nacional de Saúde caiu 21 pontos percentuais em dois anos, revela um inquérito internacional hoje divulgado, segundo o qual três em cada cinco pessoas reduziram gastos em saúde por questões económicas.
Em Portugal, as perturbações mentais e do comportamento mantêm um peso significativo no total de anos de vida saudável perdidos e representam 20,55% do total de anos vividos com incapacidade, segundo dados da Direção-geral da Saúde (DGS).
A depressão é um dos problemas de saúde mais prevalentes na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. Portugal ocupa a 5ª posição entre os países com mais casos – cerca de 8% dos portugueses estão diagnosticados com essa perturbação. Falámos com a médica psiquiatra Inês Homem de Melo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje a vacina contra a febre dengue em zonas com elevada prevalência, como a América Latina, onde a transmissão está a aumentar, devido a fatores que incluem as alterações climáticas.
O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, mostrou-se hoje muito preocupado com o encerramento da urgência pediátrica do hospital local esta semana e pela quinta vez este ano, exigindo “soluções estáveis” para o futuro.
A Associação Nacional das unidades de Saúde Familiar revelou hoje que há centros de saúde com um ‘stock’ muito reduzido ou mesmo nulo de vacinas da gripe, situação que só deverá estabilizar a partir da segunda semana de outubro.
Médicos da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia sublinham necessidade de maior prevenção, identificação e tratamento do cancro digestivo, uma das principais causas de morte em Portugal e que envolve 5 tipos de tumores malignos: esófago, estômago, pâncreas, fígado, cólon e reto.
A enfermeira Gisela Almeida, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, anunciou hoje a sua candidatura à liderança da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (OE), cujas eleições se realizam a 15 de novembro.
A Câmara de Águeda vai comparticipar os medicamentos de habitantes que vivam em carência económica, através da rede solidária “Abem”, que conta já com seis farmácias locais aderentes, informou hoje a autarquia.
A urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital de Aveiro encerram hoje à noite, devido à escusa de alguns médicos às horas extraordinárias, esclareceu hoje a administração hospitalar.
As potencialidades da realidade virtual, aliadas à performance da rede móvel de quinta geração (5G), permitiram que um tetraplégico da Figueira da Foz fosse “transportado” até à Serra da Peneda e voltasse a sentir as emoções da escalada.
Os especialistas médicos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alertam que têm de ser tomadas medidas para o acesso célere e equitativo aos cuidados e tratamentos especializados para os doentes com urticária.
A PSP sinalizou, nos últimos dois meses, 509 idosos a viverem em situações de risco social, dos quais 424 foram de imediato encaminhados para instituições de apoio social, indicou hoje aquela polícia.