Depois dos elogios de Rúben Amorim e da entrada na convocatória da equipa principal do Sporting, eis a estreia oficial. Bruno Ramos, defesa central brasileiro de 19 anos, é a grande novidade na equipa dos leões em Portimão, para a Taça de Portugal: siga o LIVE no zerozero.

Bruno era o capitão dos sub20 do Barra FC @academico viseu, sad
«Rápido» e com «capacidade para apanhar Gyokeres», como revelou Amorim há um par de semanas, Bruno Ramos está em Alvalade desde o passado verão, após uma temporada de bom nível entre os juniores e os sub23 do Académico de Viseu.

Curiosamente, e apesar de muito apreciado por Rúben Amorim, Bruno Ramos soma apenas dois minutos na equipa secundária e tem estado atrás de Eduardo Felicíssimo, Lucas Taibo e Miguel Alves na hierarquia de centrais. Foi utilizado apenas contra o 1º Dezembro, no final de setembro.

Bruno Ramos começou a ser chamado aos treinos da equipa principal no início de setembro, num período de paragem competitiva para compromissos de seleções, e deixou desde logo boa imagem ao staff de Rúben Amorim.

A 22 de setembro, entrou pela primeira vez numa convocatória da equipa A e foi suplente não utilizado frente ao AFS. A 5 de outubro repetiu a presença no banco contra o Casa Pia, beneficiando também da praga de lesões que tem assolado o setor mais recuado dos verde e brancos.

Diomande, Matheus Reis, St. Juste e Gonçalo Inácio já foram forçados a parar várias semanas devido a problemas físicos.

Em Portimão, o menino de 19 anos compõe o trio de centrais ao lado de Zeno Debast e Inácio, este recuperado precisamente de lesão.

Um pé e meio no Hoffenheim antes de Portugal

Natural do estado de Espírito Santo, e da pequena cidade de Alfredo Chaves no interior capixaba, Bruno Ramos estreou-se no futebol com a camisola do pequeno Porto Vitória FC. Destacou-se já pela rapidez na Taça do Brasil de sub17 e convenceu o Barra-SC, de Balneário Camboriú, a contratá-lo no início de 2022.

O dia da apresentação em Viseu, em 2023 @academico viseu, sad
Em sintonia com a velocidade dos sprints e das arrancadas, a carreira do zagueiro moveu-se de forma inesperadamente apressada.

«Fiz um excelente campeonato no Barra, ganhámos a Copa de Santa Catarina de sub-17 e depois subi para os sub-20. Fui evoluindo e segui para o Académico de Viseu, onde fiz uma temporada», contou Bruno ao site do Sporting, no passado mês de julho.

Em 2022, Bruno aproveitou o intercâmbio entre o Barra e o Hoffenheim, emblema da Bundesliga, e esteve na Alemanha a fazer testes. Participou num jogo dos sub19, agradou aos germânicos, mas a idade demasiado verde desaconselhou uma mudança tão radical na vida e na carreira.

Ramos voltou ao Brasil e esperou um ano, até 2023, para se mudar para Viseu. Com 18 anos. O Académico e o Barra FC mantinham uma parceria que permitiu a chegada de vários atletas brasileiros ao Fontelo. Além de Bruno Ramos, também Marquinho, Kayque Ryann e Kauã Vinícius passaram a vestir a camisola negra dos Viriatos.

Ramos, acrescente-se, assinou até 2028 pelo Académico, segundo se pode ler ainda no site oficial do Académico, e está emprestado ao Sporting até ao final da presente campanha.