A falta de médicos e enfermeiros marcou o ano de 2023 na Saúde, que começou com encerramentos de blocos de partos, continuou com greves e acabou com limitações nas urgências, obrigando os doentes a deslocar-se dezenas de quilómetros.
As famílias com crianças até aos 15 anos estão a recorrer menos a serviços de saúde por falta de dinheiro, segundo um inquérito nacional que mostra que, no ano passado, 15,63% dos agregados familiares não procurou auxílio.
A Ordem dos Médicos vai contactar os médicos que optaram por não escolher nenhuma especialidade, para perceber as suas razões e evitar que mais vagas fiquem por preencher no SNS nos próximos concursos, anunciou hoje à Lusa o bastonário.
Um em cada quatro jovens médicos apresenta sintomas graves de ‘burnout’ e 55,3% está em risco de desenvolver a síndrome, revela um estudo da Ordem dos Médicos.
Uma organização mais flexível para melhorar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde e o regresso às parcerias público-privadas são algumas das mudanças defendidas por especialistas ouvidos pela Lusa para um SNS mais eficaz e sustentável.
Com a campanha de Ano Novo “Peça um desejo para a sua Saúde!”, a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) pretende promover a importância de rastreios periódicos para a prevenção e deteção precoce do cancro colorretal.
Artigo de opinião de Luís Campos, médico Internista e artista, e Joana Simões Henriques, coordenadora de programação educativa e programas, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
“Investigar a cegueira por desatenção através dos sinais químicos do medo”. Foi este o estudo realizado pelos investigadores do Ispa-Instituto Universitário, Gün R. Semin e Nuno Gomes, que foi publicado numa das principais revistas científicas internacionais na área da Psicologia (Psychological Scie
O ministro da Saúde reconheceu hoje que há "problemas inesperados" com o novo modelo de prescrição de medicação para doenças crónicas e que "alguns erros" têm que ser corrigidos, garantindo que tudo será resolvido em "algumas semanas".
Infeção pelo vírus sincicial respiratório obrigou ao internamento de 145 crianças até aos dois anos, entre 02 de outubro e 10 de dezembro, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o risco de propagação internacional da epidemia da varíola "mpox" a partir da República Democrática do Congo (RDCongo), onde já se registaram mais de 13.000 casos suspeitos.
“A pessoa cuidada desconhece, por exemplo, se um penso está a ser bem feito, ou se estamos a utilizar todos os procedimentos preconizados – e isso é da responsabilidade do profissional –, mas ela vai-se lembrar sempre da relação que estabeleceu naquele momento. Fica sempre na memória a forma como so
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia mostrou preocupação com o risco de doença respiratória precoce nos jovens devido à utilização dos cigarros eletrónicos, após a OMS ter apelado para a “ação urgente” de controlo do consumo.
José Manuel Amarante, Presidente da Comissão Instaladora do Mestrado Integrado em Medicina da CESPU, explica o que se pode esperar de um curso onde não basta ter boas notas para se ser médico.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, admitiu que o acesso aos cuidados de saúde “é um problema real”, mostrando-se confiante numa redução de doentes à espera durante o primeiro trimestre de 2024.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) proibiu a exportação de 140 medicamentos de várias categorias e substâncias ativas, segundo uma circular informativa que entra hoje em vigor.
O coordenador da Comissão Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Paulo Corrêa, afirmou que os dispositivos eletrónicos para fumar são “a nova face da epidemia no século XXI” do tabagismo entre os jovens.
A Câmara de Oliveira do Hospital criou um pacote de incentivos financeiros para atrair e fixar médicos, que prevê uma comparticipação de despesas com habitação até ao montante máximo de 400 euros por mês.
Artigo de opinião de Clara Carvalho, enfermeira na UL-Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
Um projeto europeu de combate à diabetes tipo 1 vai promover o rastreio de 10.000 crianças na região de Lisboa e Vale do Tejo a partir de setembro de 2024.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ameaçou deixar de fazer o transporte de doentes com altas hospitalares durante três dias na próxima semana, caso o Ministério da Saúde continue sem responder aos problemas causados pelos constrangimentos nas urgências.
A sala de consumo assistido do Porto admitiu, no primeiro ano de funcionamento, 1.931 utilizadores e registou um total de 51.114 consumos, a maioria dos quais por via fumada, revela hoje o relatório final do programa.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto inaugura hoje um Espaço Cidadão para permitir aos utentes e à comunidade em geral aceder a um conjunto de serviços, desde a revalidação da carta de condução à marcação de consultas.