O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto inaugura hoje um Espaço Cidadão para permitir aos utentes e à comunidade em geral aceder a um conjunto de serviços, desde a revalidação da carta de condução à marcação de consultas.
Cento e seis pessoas morreram afogadas em Portugal, 57 das quais nos meses de verão, de acordo com dados do relatório do 3.º trimestre do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS).
Os neerlandeses podem, a partir de hoje, consumir legalmente canábis em duas cidades dos Países Baixos, como parte de um ensaio de quatro anos que descriminaliza a produção e o fornecimento de erva nas 'coffeeshops'.
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um dispositivo que, através da qualificação visual de biomarcadores, permite monitorizar "em tempo real" o cancro do pâncreas, foi hoje revelado.
O ministro da Saúde acusou hoje o PSD de ter uma agenda eleitoral para o setor, em resposta à exigência feita pelos sociais-democratas de parar a entrada em vigor das novas Unidades Locais de Saúde (ULS).
Lúcio Meneses de Almeida
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública
Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia mostrou hoje preocupação com o risco de doença respiratória precoce nos jovens devido à utilização dos cigarros eletrónicos, após a OMS ter apelado para a “ação urgente” de controlo do consumo.
O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que a Ordem dos Médicos não tem poder para abrir inquérito disciplinar ao deputado socialista Lacerda Sales por atos que este praticou enquanto secretário de Estado da Saúde.
Criadoras do projeto "HelpEpi: Em crise epilética, dá a mão", Ana Justo, Inês Serra, Ana Pinto e Ana Carvalho venceram o segundo prémio da 14.ª edição dos Angelini University Award (AUA). Em entrevista ao SaúdeOnline, o grupo explica em que consiste esta iniciativa, centrada na personalização da int
O ministro da Saúde defendeu hoje que as averiguações ao caso das gémeas residentes no Brasil tratadas em Lisboa devem “ser o mais céleres possível”, mas sem limitar o rigor e o direito de defesa dos envolvidos.
O ministro da Saúde explicou hoje que o encaminhamento pelas urgências hospitalares de doentes não urgentes para centros de saúde será feito de forma faseada, tendo em conta a cobertura de médicos de família de cada área.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o "uso alarmante" de cigarros eletrónicos por crianças e jovens, apelando para “ação urgente” de controlo do consumo, para minimizar danos para a saúde.
Eurodeputados e funcionários do Parlamento Europeu foram hoje avisados de garrafas de água contaminadas nas instalações em Estrasburgo, no hemiciclo e nos gabinetes, situação que a assembleia europeia disse estar a investigar, avançaram fontes europeias à Lusa.
Os farmacêuticos do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, nos Açores, apresentaram declarações de exclusão de responsabilidade por falta de condições de trabalho, disse hoje à agência Lusa a delegada regional da Ordem.
O médico João Goulão foi designado para a presidência do Conselho Diretivo do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), com efeitos a partir da entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2024.
O ex-diretor clínico do Hospital de Santa Maria afirmou que nunca foi contactado pelo Presidente da República sobre o caso das duas gémeas tratadas com um medicamento para a atrofia muscular espinhal, um caso com suspeita de favorecimento.
O comité ‘antitortura’ do Conselho da Europa elogiou Portugal pelo tratamento dado a reclusos transexuais, mas propôs medidas adicionais, como o acesso a tratamentos de saúde específicos ou a política de revistas.
O Ministério da Saúde (MS) assegurou hoje que os portugueses residentes no estrangeiro vão continuar a ter "pleno acesso" ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirmando que não terão de pagar o atendimento.
A Aliança Mundial para a Vacinação e Imunização (GAVI, na sigla inglesa) acredita que a maioria das crianças moçambicanas não vacinadas será imunizada em 2024, defendendo que o país deve encontrar estratégias para recuperar a imunização de rotina.
O presidente social-democrata apelou hoje ao cabal esclarecimento do que aconteceu com o caso das gémeas luso-brasileiras para encerrar um assunto que "contaminou" a política do país e acusou o PS de impedir o apuramento da verdade.
Já está disponível no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), desde o passado mês de novembro, uma técnica considerada "diferenciada e fundamental" no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.
Os casos não urgentes sem referenciação prévia do SNS24 ou do INEM vão ser encaminhados para consultas nos centros de saúde, segundo um projeto de portaria.