Já está disponível no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), desde o passado mês de novembro, uma técnica considerada "diferenciada e fundamental" no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.
Os casos não urgentes sem referenciação prévia do SNS24 ou do INEM vão ser encaminhados para consultas nos centros de saúde, segundo um projeto de portaria.
A ex-ministra da Saúde Marta Temido afirmou hoje desconhecer o teor do relatório da auditoria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) sobre o caso das gémeas luso-brasileiras e adiantou que ainda não foi convocada para depor.
O ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu hoje que não marcou qualquer consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as gémeas luso-brasileiras, considerando que se continua no "campo das suspeições e indefinições".
A primeira consulta das gémeas luso-brasileiras no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ocorreu a 05 de dezembro de 2019, altura em que estavam em funções na Secretaria de Estado da Saúde António Sales e Jamila Madeira.
Em parceria com a associação de doentes “Movimento Oncológico Ginecológico”, o Grupo de Trabalho “Patients Advocacy” da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) organiza, no dia 14 de dezembro, às 19 horas, um webinar dedicado ao tema "Investigação clínica explicada aos doentes: a propósito de um ens
A presidente do IPO de Lisboa, Eva Falcão, assegurou hoje que a farmácia do instituto tem sido reforçada e está a fazer, em média, mais 12 tratamentos diários, e anunciou a entrada em funções do novo diretor dos Serviços Farmacêuticos.
O PSD considerou hoje de “bom-tom” que todos sejam escrutinados no caso das gémeas tratadas em Portugal, incluindo decisores políticos como o ex-secretário de Estado Lacerda Sales.
O PSD exige ao Governo que suspenda a entrada em vigor das novas Unidade Locais de Saúde (ULS), pedindo ao executivo que se foque nos problemas das urgências e não em “nomear ‘boys’” para estas estruturas.
A excelência dos trabalhos de investigação apresentados ao Prémio BIAL de Medicina Clínica é apontada, pelo novo presidente do Júri, como um dos fatores diferenciadores deste prémio. Em entrevista exclusiva ao HealthNews, José Melo Cristino reconhece que "o maior desafio é sempre escolher a obra pr
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que engloba os hospitais de Penafiel e Amarante, vai ter nos próximos dias um novo conselho de administração (CA), disse à Lusa o presidente cessante Carlos Alberto Silva.
O ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales considerou o inquérito aberto pela Ordem dos Médicos ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas em Portugal como uma "inqualificável intromissão na atividade de um órgão de soberania".
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou que a inclusão do processo de vacinação sazonal nas farmácias comunitárias “foi mais um passo na asfixia do SNS”, afirmando que a taxa de inoculações baixou por falta de organização.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) defende que o modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS), sendo uma medida estruturante, não devia ser aplicado à pressa, sublinhando que não há dados que indiquem que tenha vantagem.
Os médicos de família fizeram “um balanço neutro” do primeiro ano de atividade da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), considerando que “há potencial para fazer mais”, apesar da sobrecarga de trabalho.
A Ordem dos Médicos pediu ao Conselho Disciplinar da Região Sul que avalie o comportamento dos médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção, disse à Lusa o bastonário.
No seguimento do Simpósio “Uma Nova Era para a Imunização da Covid-19 e da Gripe”, que decorreu no 39.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia A do CHUC, fala da importância da adesão vacinal para prevenção das infeções respiratóri
A classificação dos emigrantes portugueses como “inativos” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a revoltar os representantes desta comunidade, que criticam sobretudo a falta de informação sobre a medida, que arranca em janeiro.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje o veto do Presidente da República às alterações ao estatuto da Ordem "uma decisão muita ajustada" ao processo que foi desenvolvido de "forma muito caótica" e "muito impreparada".
Quase dois terços das pessoas com deficiência estariam em risco de pobreza em 2022 sem prestações sociais, contra 35,5% das pessoas sem deficiência, revela um relatório do Observatório da Deficiência, que destaca a incapacidade em reduzir estas disparidades.
A Fundação que gere o Lar de Reguengos de Monsaraz onde morreram 18 pessoas durante a pandemia acusa a Ordem dos Médicos de mentir e inventar factos, e colocou uma acção em tribunal em conjunto com mais 23 pessoas a exigir uma indemnização de 2,25 milhões de euros. A Ordem nega tudo, mas ainda não f
A Fundação que gere o Lar de Reguengos de Monsaraz onde morreram 18 pessoas durante a pandemia acusa a Ordem dos Médicos de mentir e inventar factos, e colocou uma acção em tribunal em conjunto com mais 23 pessoas a exigir uma indemnização de 2,25 milhões de euros. A Ordem nega tudo, mas ainda não f