Numa altura em que se o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC2030) está a ser revisto, o relatório Draghi devia servir como oportunidade para acelerar a transição energética.
A certa altura engasgou-se e, com o humor a que já nos habituou, levantou o copo de água e disse "brindo ao futuro". Sobre os próximos meses, contudo, deu só alguns sinais e todos com cautela.
Mas, pior ainda que a triste sucessão de episódios, é a falta de quaisquer lições (aprendidas ou não) ou medidas em consequência dos mesmos. Foi assim a seguir ao episódio de Tancos, na Defesa, e, caso não haja mudanças profundas, assim será na Administração Interna e na Justiça no seguimento destes
Com o fim do período de férias, as empresas preparam-se para o último e mais decisivo trimestre do ano. A Black Friday, o Natal e os saldos de Inverno representam uma oportunidade significativa para muitas marcas, onde o volume de vendas e a procura atingem o pico. No entanto, o sucesso não está ape
O Estatuto da Ordem dos Advogados (EOA) foi recentemente alterado pela Lei n.º 6/2024, de 19.01., prevendo a integração de membros não inscritos na Ordem em órgãos com competências disciplinares (Conselho Superior e Deontologias). Além disso, é também criado o Conselho de Supervisão, com uma maioria
A Alemanha, até há alguns anos um exemplo de solidez financeira, tem demonstrado sucessivamente a incapacidade para detetar erros na gestão de empresas, que afetam toda a economia.
Só o facto de se admitir a necessidade de uma atuação mais assertiva mostra que a FED poderá estar “atrás da curva”, que é a gíria de mercado para descrever uma situação em que os bancos centrais estão atrasados na sua atuação, seja a subir ou a descer os juros.
A literacia digital é um exemplo claro da necessidade de lifelong learning. Não basta apenas dominar ferramentas tecnológicas; é vital ser capaz de navegar num ambiente digital saturado de informações e distinguir entre fontes fiáveis e desinformação.
Uma política orientada para a estabilidade cambial cria condições propiciadoras de uma efetiva convertibilidade da moeda, influenciando positivamente a componente psicológica do investimento e possibilitando o rompimento do “círculo vicioso da pobreza”.
De momento, o país vive uma forte guerra ideológica, entre esquerda e direita, com argumentos extremados que em nada vão contribuir para o desenvolvimento. O exemplo mais claro dessa luta é o IRC.
Deve ser aproveitada a oportunidade para que, mais do que um perfil, se faça uma alteração processual que traga maior participação, e se criem condições para haver prestação de contas. São condições para trazer a Procuradoria-Geral da República de volta à mesma realidade em que os outros portugueses
Depois do brutal aumento dos impostos, depois da restruturação a martelo do setor público — quem disser que faria melhor do que Passos Coelho não tem noção do grau de dificuldade da tarefa —, competia-nos mudar a sério. Não foi o que aconteceu.
O perfil demográfico e uma onda crescente de reformados está a criar de repente enormes desafios de sucessão para a qual as empresas familiares chinesas não estão preparadas.
A entrada no 1.º ano de escolaridade é uma etapa importante na vida de qualquer criança. Contudo, um olhar atento permite-nos perceber que essa entrada implica muitas mudanças, não só para as crianças, como para as famílias e profissionais.
John Reader viveu oito anos na Cidade do Cabo e outros dez em Nairobi. Mas a um profundo conhecedor da realidade africana não se lhe peça que fale de animais selvagens, de palhotas ou de outros aspetos exóticos
Nas últimas semanas, vimos o Benfica transformado num entreposto. Saíam uns jogadores, entravam outros, num estranho rodopio. Não havendo nisto uma lógica desportiva, só podia haver uma lógica comercial
Os debates de hoje têm mais foco na troca de insultos do que na luta retórica de ideias. Comparando isto com os tempos de Kennedy e Nixon ou com as lendárias discussões de Thatcher, percebemos que algo se perdeu.
A morte política de Trump no debate de dia 10 de Setembro não aconteceu. A “real, angry America” continua a identificar-se com a sua campanha e os resultados das sondagens nos Swing States não se alteraram.