O lago da Sala dos Tubulares confere mistério à Gruta do Frade, uma cavidade descoberta em 1996 e inventariada nas duas últimas décadas por espeleólogos como Farlei Dias.
Alexandre, o Grande, é uma das personagens históricas que o tempo divinizou. Em 336 a.C., com 20 anos de idade, foi coroado e perseguiu o sonho do seu pai, Filipe II, de expandir o território macedónio.
Um mosaico de velhas mansões e ciprestes cobre esta belíssima região da Toscana. A rota entre Siena e Pisa atravessa vales com aroma a vinho e cidades medievais onde nasceram os grandes artistas do Renascimento.
É a maior colecção do mundo de lucernas romanas. Terá integrado um grande santuário religioso em Santa Bárbara de Padrões (Castro Verde). Um arqueólogo sonha com o dia em que poderá prosseguir a escavação.
O vulcão do Fogo nos Açores, expele vários tipos de rochas magmáticas, entre as quais os valiosos sienitos com microcristais, juntamente com as pedra-pomes, as bagacinas e as cinzas.
É o segredo mais bem guardado do Sul de Itália. Banhada pelos mares Adriático e Jónico, as suas praias e a sua arquitectura original são um fantástico invólucro para uma cultura repleta de aliciantes.
E se um dia for possível carregar num botão e imprimir um novo nariz ou rim? A ciência começa a explorar essa visão futurista, adaptando a tecnologia de impressão 3D à produção de órgãos humanos.
Na costa leste dos Estados Unidos, as formigas da espécie Protomognathus americanus têm um objectivo invulgar: a invasão de formigueiros vizinhos e a captura de pupas, depois transformadas em escravas.
O estado de emergência decretado no início de Maio na Ilha Grande do Hawai ainda vigorava no início de Outubro. A actividade eruptiva que o causou é apenas mais um pico de febre do vulcão Kilauea, que derrama um rio incessante de lava no oceano Pacífico desde 1983.
O lago Maracaibo, na Venezuela, já era o lago com maior superfície da América do Sul, mas o céu por cima dele também estabelece recordes: na maioria das noites ao longo do ano: há ali relâmpagos.
Um fotógrafo português aceitou a missão de documentar a vida nocturna da fauna portuguesa. Com faro, persistência e o equipamento adequado, está a iluminar as sombras.
No mês em que se comemoram os 125 anos do Museu Nacional de Arqueologia, a comunidade arqueológica apresenta ao Presidente da República os resultados da cooperação que permitiu a descoberta de uma taça muito especial.