No mês em que se comemoram os 125 anos do Museu Nacional de Arqueologia, a comunidade arqueológica apresenta ao Presidente da República os resultados da cooperação que permitiu a descoberta de uma taça muito especial.
A diferença na aparência entre machos e fêmeas de uma espécie chama-se dimorfismo sexual. O termo implica que há uma linha divisória entre os géneros. No reino animal, inúmeras espécies pertencem cumulativamente aos dois géneros.
Uma vez mais, a edição portuguesa da revista National Geographic associa-se ao Cinclus Fest Festival de Fotografia de Natureza de Vouzela como media partner.
O festival terá lugar de 25 a 27 de Janeiro de 2019, mas o concurso GENERG FOTÓGRAFO DE NATUREZA DO ANO já abriu as candidaturas.Até ao dia 2
Na Praia do Malhão e noutras praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Verão costuma trazer milhares de visitantes. Poucos sabem, porém, que esta região já era popular há cem mil anos.
Aproveitando o fundo escuro da orla de uma floresta em Pustaszer (Hungria) e experimentando várias configurações para maximizar a luz sobre o local, Carlos Rio, de Fão, pretendia fixar o salto da poupa do solo para o ninho e congelar a areia que se levantava com o movimento.
Dian Fossey, uma norte-americana sem experiência na investigação de animais selvagens, chegou a África para estudar os gorilas de montanha no fim da década de 1960, a pedido do antropólogo Louis Leakey e com financiamento da National Geographic Society. Em 1973, a população destes grandes símios nas
Explosões de lava, relâmpagos e uma nuvem de cinza resultam da erupção do vulcão Sakurajima (Kyushu, Japão), que projectou materiais a mais de um quilómetro de altura.
Em África, há mais diversidade genética do que em todos os outros continentes juntos. Isso deve-se ao facto de os seres humanos modernos serem originários de África e terem vivido lá mais tempo.
Cerca de três mil milhões de pessoas em todo o mundo têm cozinhas com lume aberto ou mal ventilado. As consequências para a saúde e o ambiente podem ser desastrosas, sobretudo para as mulheres e as crianças pequenas.
Moçárabe e governador, D. Sesnando defendeu Coimbra medieval com uma linha de castelos. A história da reconquista cristã e da fundação da nacionalidade foi aqui escrita na pedra.
A surpresa não poderia ser maior para Carlos Meirinhos quando, no decurso de uma obra na sua casa na aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi colocada a descoberto uma escultura zoomórfica da Segunda Idade do Ferro ou já dos inícios da ocupação romana, representando um bovídeo.