A surpresa não poderia ser maior para Carlos Meirinhos quando, no decurso de uma obra na sua casa na aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, foi colocada a descoberto uma escultura zoomórfica da Segunda Idade do Ferro ou já dos inícios da ocupação romana, representando um bovídeo.
Um gelada pequeno pode andar às cavalitas da progenitora, esconder-se atrás dela para brincar às escondidas com outros primatas ou encontrar refúgio sob o seu peito.
Passamos sobre eles centenas de vezes, mas não damos conta de que, por baixo do solo portuense, correm mananciais construídos em terreno granítico que permitiram, durante séculos, o abastecimento das fontes e chafarizes para o consumo de água.
Algumas mentes são tão excepcionais que mudam o mundo. Não sabemos ao certo o que eleva estes indivíduos extraordinários acima dos outros, mas a ciência encontrou algumas pistas.
Por regra, os montes submarinos formam-se quando as montanhas vulcânicas se erguem a partir do leito oceânico mas não chegam a atingir a superfície, pois aqueles que o fazem tornam-se ilhas.
Fusão entre imensidão bravia e civilização, o Parque Nacional da Peneda-Gerês enfrenta o desafio de proteger a natureza sem esquecer as necessidades das populações que ali vivem.
As modelos com albinismo são populares no mundo da moda. No entanto, em todo o mundo, os indivíduos com albinismo são ridicularizados, têm problemas de saúde e sofrem ataques selvagens.
Em tradução livre, perissodactyla significa número ímpar de dedos. É o nome da ordem dos mamíferos que inclui os rinocerontes (três dedos), cavalos (um dedo do pé ungulado) e os tapires (três dedos nas patas traseiras e quatro nas patas dianteiras).
Passa pouco das nove horas e trinta minutos da manhã no coração dos Pitões das Júnias, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. O nevoeiro é cerrado, mas, mais tarde, é-se recompensado com o alistamento de cabras-monteses que encontram aqui o seu refúgio.