A electrorrecepção é uma adaptação espantosa. A cabeça apresenta pequenos poros contendo um fluido gelatinoso, as ampolas de Lorenzini. Estes receptores são sensíveis à temperatura, salinidade e pressão da água e permitem detectar campos eléctricos gerados por outros animais, como o batimento cardía
Em Angola abundam inúmeros tesouros naturais e paisagens com tanto de surpreendente como de inolvidáveis. Na imagem, a Boophone disticha cresce neste ambiente árido da África Austral. Algumas tribos mergulham as setas nos bolbos da planta devido ao seu efeito sedativo.
Em Rio Tinto, existe a mais antiga fundição de sinos do país ainda em actividade. Nesta oficina familiar - a Fundição de Rio Tinto - fundada em 1889, moram os detentores dos segredos de uma actividade milenar caída em desuso.
É a droga psicoactiva mais popular em todo o mundo: excita o cérebro, desgasta os nervos e tira o sono. Cada um de nós simplesmente recusa-se a viver sem ela.
O cavalo-marinho é um dos peixes mais enigmáticos. São-lhe atribuídas propriedades farmacológicas, que motivam a captura ilegal. Em Portugal, e particularmente na ria Formosa, vive uma das maiores colónias do mundo.
Todos os dias, sem que ninguém o perceba, arqueólogos escavam camadas da história da cidade de São Paulo. Tanto encontram peças recentes de uso doméstico como segredos do primeiro imperador.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é fértil em vida selvagem e propício a belos momentos fotográficos. Na imagem, fêmeas e crias sobem as paredes verticais de granito. Os cascos aderem às protuberâncias da rocha. A pedra parece lisa e a escalada é impossível para a mente humana. Mas os machos conhece
Na semana em que a falcoaria foi classificada como Património Imaterial, recuperamos uma das mais antigas artes que percorreram séculos... mas que ainda subsiste. Em Alter do Chão, a falcoaria é pretexto de um projecto que alia a reprodução em cativeiro com fins de conservação com a reabilitação de
Adoro a intimidade de um grande plano porque ele capta a essência de um ser humano. Não me interessam as roupas, nem o ambiente que o rodeia. O retrato não traz pistas sobre o perfil social. Tudo se resume ao rosto.
É uma epidemia silenciosa, mas não deixa de ser uma epidemia. O consumo de açúcar nos países industrializados continua a aumentar. Os norte-americanos, líderes deste ranking infeliz, consomem 95 gramas de açúcar por dia per capita.
Está datado: a meio do Triásico, alguns organismos terrestres começaram a longa adaptação ao ambiente marinho, modificando os mecanismos de locomoção. Esta evolução demorou milhões de anos e várias das suas etapas constituem ainda um enigma.
Misterioso e noctívago, o mocho-de-orelhas é a mais pequena ave de rapina existente em Portugal. É um migrador de longo curso, aproveitando os meses quentes em território português e representa um desafio para os bird watchers pois é mais fácil ouvi-lo do que observá-lo. Além disso, afasta os intrus
São esquivas e inteligentes. Vigiam os humanos, mas raramente se deixam ver. É na protecção proporcionada pela escuridão da noite que as lontras vivem. E prosperam.
Dois designers apaixonados pela história de Lisboa conduziram um levantamento exaustivo sobre os letreiros de néon que em tempos povoaram as ruas da capital. Os primeiros resultados do projecto estão agora exibidos numa exposição organizada pelo MUDE Museu do Design e da Moda através do programa "
A espécie pode ser identificada no campo sem necessidade do sacrifício dos animais. As estruturas na extremidade do abdómen dos machos são as características mais distintas, por serem longas e não apresentarem dilatação. A descoberta desta população em Portugal contribui para o conhecimento da biodi
O Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, é herdeiro legítimo da barragem do Alqueva. Aqui juntam-se fauna bravia, montado, espécies raras e sonhos ousados. Com uma piscadela de olhos ao mítico lince.
As morsas são imprevisíveis quando nadam em grupo. Paul Nicklen fotografou este macho na costa da Gronelândia, seguindo os conselhos do especialista Göran Ehlmé: encontrou uma enseada abrigada e seguiu uma morsa de cada vez.