Em 1996, o fotógrafo David Doubilet maravilhou-se com um recife no Pacífico. Dezassete anos depois regressou para comprovar se aquele local mágico e frágil sobreviveu.
O Lisbon Mummy Project examinou três múmias egípcias entre as quais o sarcófago de Pabasa,, e que tiveram revelações extraordinárias para além dos já conhecidos hábitos de mumificarão dos faraós do antigo Egipto.
A arte de escrever em código apareceu com a própria escrita. Embora os egípcios e os mesopotâmios já fizessem uso de métodos de codificação, os primeiros que os aplicaram em pleno foram os gregos e os romanos, em cujas sociedades bélicas comunicar em segredo era um elemento-chave para o êxito milita
O Castelo de Almourol, um dos grandes postais-ilustrados do país, foi construído no auge do processo de reconquista de território aos mouros. A Ordem do Templo foi fundamental no esforço de guerra. O Castelo integra o itinerário O Tesouro dos Templários, um dos novos roteiros turísticos do Patrimó
As regulamentações do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, junto à serra da Arrábida, têm possibilitado a recuperação da vida animal e selvagem naquelas águas. As florestas de kelp são um bom indicador da recuperação ou regressão de um ecossistema.
Sete anos após o fim da feroz guerra civil, o Sri Lanka tenta fazer o balanço do conflito: dezenas de milhares de sem-abrigo e dezenas de milhares de desaparecidos.
Os polvos conseguem mudar de forma e de cor com facilidade, esguichar tinta, esgueirar-se para fendas minúsculas e degustar com as suas ventosas. Por que razão nos fazem lembrar de nós próprios?
Não se conhece ao certo o número de garças-vermelhas que nidificam na Reserva Natural do Estuário do Sado. Sabe-se, porém, que esta espécie está em perigo e que as suas populações estão a diminuir, tanto em Portugal como no resto da Europa. Na imagem, uma jovem garça procura vencer a prisão do ovo n
A paisagem erodida e inóspita explica o falhanço das tentativas de colonização das Desertas. Entre 1894 e 1971, as ilhas pertenceram a privados, até o Estado português as adquirir. Hoje, são Reserva Natural e Reserva Biogenética.
Um fotógrafo português aceitou a missão de documentar a vida nocturna da fauna portuguesa. Com faro, persistência e o equipamento adequado, está a iluminar as sombras.
Em anos de precipitação elevada no Inverno, quando os vários rios subterrâneos das serras de Aire e Candeeiros excedem o seu caudal, a água sai por diversas exsurgências e cria-se uma lagoa na depressão cársica de Mira de Aire-Minde (polje de Minde). Conhecido como mar de Minde, este fenómeno ocorre
Cabo Canaveral, dia 28 de Janeiro de 1986. Milhões de telespectadores em todo o mundo estavam colados aos televisores para assistir à descolagem do vaivém espacial Challenger. Mas algo correu mal: 73 segundos depois, o space shuttle explodiu e desintegrou-se em milhares de pedaços que caíram nas águ
À medida que as focas morrem, também o mar morre, diz o provérbio grego. Nas Desertas, um grupo ainda resiste. A sobrevivência desta população de focas-monge das Desertas depende da capacidade de receber contributos genéticos de focas oriundas de outras populações. Na imagem, o Esbranquiçado, um mac
O ilhéu da Baleia e a Ponta da Barca são duas das mais estranhas formações geológicas da Graciosa. Estes e outros ilhéus, aliás, constituem um valioso repositório da vida selvagem da ilha.
Quando Sara Lotus levantou a encomenda no posto dos correios proveniente da loja da NASA, estava longe de imaginar que ali vinha o seu projecto de vida.
Passado e presente aproximam-se na moderna Seul, a capital da Coreia do Sul. Uma jovem mulher enverga uma hanbok, traje arcaico reconhecível pelas suas cores vibrantes. A escultura simboliza o importante papel que o peixe ocupa na gastronomia coreana.
Na baía de Cenderawasih, na Indonésia, a boca gigante de um tubarão-baleia abre-se para mais uma refeição. Os pescadores locais acreditam que esta espécie lhes dá sorte e por isso deixam as redes cheias com peixe para isco, mantendo assim os tubarões na baía durante todo o ano.