O secretário-geral do PCP anunciou hoje em Lisboa que os comunistas vão apresentar "em breve" propostas para aumentos salariais dos profissionais do setor da saúde no sentido de promover o seu "regresso" ao Serviço Nacional de Saúde.
As últimas análises e balanços do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), relativos à última semana do ano passado, confirmam isso mesmo, e revelam que a tendência se deverá continuar a verificar nos próximos dias.
Isabel Saraiva, vice-presidente da Associação Respira, morreu aos 74 anos. A nota do falecimento foi avançada pela Plataforma Saúde Em Diálogo, da qual era presidente da Mesa da Assembleia Geral.
O tempo médio de espera para doentes urgentes na maioria dos hospitais estava, às 18:30, em linha com o recomendado, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde consultados pela agência Lusa.
Artigo de opinião de Filipa Lemos, Médica Licenciada pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e Interna de formação geral no CHULC, e de Joana Ferreira, Assistente Hospitalar Graduada em Angiologia e Cirurgia Vascular no CHUSJ.
Em entrevista ao SaúdeOnline, Maria José Rebocho, Cardiologista no Hospital de Santa Cruz, fala sobre a relação entre a diabetes a e insuficiência cardíaca, sendo esta segunda uma patrologia presente em mais de 700 mil portugueses com idades acima dos 50 anos.
O dirigente do PS Manuel Pizarro defendeu hoje que as críticas da direita ao SNS têm como objetivo abatê-lo e considerou que a única maneira de o preservar é através de uma vitória socialista nas legislativas.
A Ordem dos Enfermeiros avisou hoje que os estatutos aprovados na sexta-feira pelo parlamento "podem colocar em causa a qualidade da prestação de cuidados de saúde", pedindo que se inicie, de imediato, nova revisão da lei.
Com eleições no dia 24 de fevereiro, o farmacêutico Duarte Santos candidatou-se à direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Segundo comunicado divulgado, o candidato pretende "unir a ANF, tornando-a mais próxima dos seus associados e orientada para servir as farmácias".
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 22:00 de hoje, as sete horas nos hospitais Beatriz Ângelo, em Loures, e Santa Maria, em Lisboa.
A diretora da Urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, informou os médicos de que não deveriam admitir “doentes triados com prioridade verde”, mas a aplicação desta regra depende de um protocolo com os centros de saúde.
Segundo a UNICEF, o agravar do conflito entre Israel e o Hamas está a aumentar, também, “o risco de um número crescente de mortes de crianças”, sendo que milhares já morreram no conflito.
O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento que transpõe a diretiva da União Europeia sobre a retirada de certas isenções aplicáveis aos produtos de tabaco aquecido, “reforçando normas” para a prevenção e controlo do tabagismo.
Num comunicado enviado, a FNAM esclarece que os médicos que pretendam recusar o regime de dedicação plena terão de entregar as minutas de oposição, disponíveis no site da federação, até domingo, dia 7 de janeiro.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo de esclarecimentos para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte de uma idosa, na terça-feira, na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, foi hoje anunciado.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), desde 1994, através da sua valência de trânsito, desempenha a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares.
Verificou-se uma evolução clara ao nível da verbalização, iniciativa, interação social e compreensão na maioria das crianças que participaram neste ensaio clínico.
O PSD desafiou o ministro da Saúde a apresentar no parlamento respostas imediatas para “estancar a sangria” que considera verificar-se no SNS, no último debate sobre este tema antes da dissolução da Assembleia da República.
Quarenta e dois centros de saúde estão a funcionar após as 20:00 nos dias úteis e 189 estarão abertos ao fim de semana para dar resposta a doença aguda não emergente, anunciou o Ministério da Saúde.
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 22:00 de ontem, as 13 horas no hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e as mais de 06 horas no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e São Francisco Xavier.