A mortalidade em Portugal registou um pico desde o passado fim de semana, enquanto o dia de Natal deste ano foi aquele em que mais pessoas morreram nos últimos 10 anos, segundo dados oficiais.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 07:30 de hoje entre as 14 horas, no Beatriz Ângelo, em Loures, e quase duas horas no Garcia de Orta, em Almada.
O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) obteve a certificação de nível “Bom” pelo modelo ACSA, que diz respeito ao modelo Nacional e Oficial do Ministério da Saúde para a certificação das Instituições do Serviço Nacional de Saúde.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio que deflagrou na ala de psiquiatria do hospital Padre Américo, em Penafiel, no distrito do Porto, na terça-feira, foi hoje anunciado.
O Hospital de Abrantes, no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), atingiu hoje 90% da capacidade instalada de internamento em cuidados intensivos por doentes com infeções respiratórias, com os sintomas gripais a representarem 80% dos atendimentos nas urgências.
A nível internacional, a "atividade gripal" apresenta uma tendência crescente: "Observa-se a nível europeu uma positividade para gripe nos cuidados de saúde primários superior a 10%".
Com mais de 200 mil chamadas atendidas este mês, sendo 10200 apenas no dia 27 de dezembro, o SNS24 vai agora reforçar a sua linha com mais enfermeiros e psicólogos bem como reforço tecnológico no serviço de triagem. Para além do reforço de pessoal, o SNS24 vai abrir mais dois centros de atendimento.
Mais de uma em cada três consultas hospitalares de psiquiatria excederam no primeiro semestre deste ano os tempos máximos de resposta garantidos, segundo dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgados hoje.
Um grupo de profissionais do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), principal unidade médica da Guiné-Bissau, iniciou ontem uma greve geral para reivindicar o pagamento de cerca de seis meses de salários, disse à Lusa fonte do sindicato.
Portugal já pode exportar carne fresca de aves para Israel, mas todos os processos concretizados, nesta primeira fase, vão ser revistos após a "regularização da situação política" no país, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A primeira campanha de vacinação contra a covid-19 arrancou há três anos e desde então já foram administradas mais de 28 milhões de vacinas em Portugal continental, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) apelou à população que siga as recomendações da Direção Geral da Saúde para as temperaturas frias e utilize a Linha Saúde 24 antes de recorrer aos serviços de urgência.
O líder da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiu hoje que a população na Faixa de Gaza está a correr "grande perigo", sublinhando que a fome e o desespero estão a piorar no enclave palestiniano devastado pela guerra.
Portugal vai ter a partir de janeiro mais 222 Unidades de Saúde Familiar tipo B (USF-B), abrangendo mais 51 concelhos e permitindo chegar com médico de família a mais 300 mil utentes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Universidade NOVA de Lisboa (UNL) assinaram um protocolo que prevê a criação do Centro Académico Clínico em Reabilitação, com o objetivo de aprofundar conhecimento e desenvolver investigações na área da reabilitação.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, estimou hoje que a situação relativa aos tempos de espera nos hospitais, sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, abrande apenas na próxima semana, a primeira de janeiro.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) registou na terça-feira o maior número de doentes admitidos este ano em todas as suas urgências, 658 no total, reconhecendo “alguns constrangimentos” na Urgência Geral, revelou hoje a unidade de saúde.
A Câmara de Cantanhede, no distrito de Coimbra, aceitou hoje a transferência de competências na área da saúde, que prevê designadamente a garantia de resposta a situações de emergência de doença aguda nos dias úteis.
João Salgado, médico de Medicina Geral e Familiar na USF Bom Porto – ACES Porto Ocidental, foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de Pequena Cirurgia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Em entrevista ao SaúdeOnline, o médico conta como surgiu este grupo e realça a neces
O rosto português que tomou a primeira vacina contra a covid-19, o médico António Sarmento, apelou hoje à vacinação para "poupar" a saúde dos portugueses, mas também profissionais e recursos de um SNS "em crise mas que tem solução".
Os médicos estão a praticar “medicina de catástrofe” em várias unidades onde o volume de doentes é excessivo na última semana do ano, defendeu hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
A acusação é da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Em comunicado, alerta para os riscos que existem quer para médicos quer para doentes em vários serviços de Urgência.