A Câmara de Cantanhede, no distrito de Coimbra, aceitou hoje a transferência de competências na área da saúde, que prevê designadamente a garantia de resposta a situações de emergência de doença aguda nos dias úteis.
João Salgado, médico de Medicina Geral e Familiar na USF Bom Porto – ACES Porto Ocidental, foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de Pequena Cirurgia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Em entrevista ao SaúdeOnline, o médico conta como surgiu este grupo e realça a neces
O rosto português que tomou a primeira vacina contra a covid-19, o médico António Sarmento, apelou hoje à vacinação para "poupar" a saúde dos portugueses, mas também profissionais e recursos de um SNS "em crise mas que tem solução".
Os médicos estão a praticar “medicina de catástrofe” em várias unidades onde o volume de doentes é excessivo na última semana do ano, defendeu hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
A acusação é da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Em comunicado, alerta para os riscos que existem quer para médicos quer para doentes em vários serviços de Urgência.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 08:30 de hoje entre as quase 18 horas, no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e as 01:06, no Garcia de Orta, em Almada.
Mais de 60.000 crianças nasceram este ano, até final de novembro, em instalações do Serviço Nacional de Saúde (SNS), um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver um projeto de investigação que pretende desvendar o impacto da prática regular de exercício físico na cognição e na função cerebral. Os investigadores pretendem descobrir que tipo de exercícios podem trazer mais benefício
António Sarmento, diretor do serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de S. João, 65 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19.
O presidente da autarquia revelou que na lista dos homenageados, além do almirante Gouveia e Melo, figuram o infecciologista do Centro Hospitalar Universitário de São João, António Sarmento.
Os doentes da ala psiquiátrica do hospital Padre Américo, em Penafiel, onde deflagrou hoje um incêndio, estão a ser transferidos para o hospital Senhor do Bonfim, do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde, disse fonte hospitalar.
Sob o mote “Em janeiro, liga-te à vida!”, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) pretende consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência do elevado consumo de álcool. Esta ação nacional de consciencialização surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e deco
O preço dos medicamentos vai deixar de constar das embalagens a partir de janeiro, sendo as farmácias obrigadas a prestar a informação na fatura ou recibo emitido, segundo um decreto-lei hoje publicado em Diário da República.
A mulher de 48 anos que estava internada desde dia 09 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), por suspeita de intoxicação alimentar grave, morreu na tarde de ontem, informou aquela unidade hospitalar.
Quinze pessoas foram transportadas no domingo para vários hospitais na área de Lisboa, devido a uma intoxicação por monóxido de carbono numa residência, na Tapada das Mercês, em Sintra, disse o Comando Nacional da Proteção Civil.
Artigo de opinião de Gustavo Mendinhos, coordenador da Ginecologia do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo/Coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Lusíadas Amadora.
O número de utentes sem médico de família atribuído cresceu ao longo do ano e mesmo com abertura de um concurso para a contratação de clínicos recém-formados melhorou o cenário.
Em entrevista ao SaúdeOnline, Graça Castro, cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que moderou um dos debates realizados no fórum de debate multidisciplinar dedicado à hipertensão pulmonar (HP), fala sobre esta temática.
Cerca de 190 centros de saúde do país vão estar a funcionar hoje em horário complementar, para assegurar a resposta a situações não emergentes e diminuir a pressão nas urgências hospitalares.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho considerou este domingo inaceitável o encerramento dos Serviços de Urgência Básicos previsto para a quadra natalícia e apelou à organização dos mesmos para dar resposta às necessidades das populações.
Sob o céu azul de Gardez, no leste do Afeganistão, uma autoridade dos talibãs preside à inauguração de uma maternidade diante de uma plateia composta exclusivamente por homens, apesar desta clínica ser administrada pelo sexo feminino e atender apenas mulheres.