A menopausa é uma etapa impactante do ciclo de vida da mulher e traz consigo mudanças significativas que afetam não só o bem-estar físico, mental e social, mas também a sua cavidade oral.
Estudos epidemiológicos estimam que a perturbação de hiperatividade e défice de atenção tenha uma prevalência de cerca de 5% das crianças e 3% dos adultos. No primeiro dia das VI Jornadas Multidisciplinares de MGF a psiquiatra Inês Homem de Melo falou deste tema e é “com grande entusiasmo” que vê o
Artigo de opinião de Ana Cristina Almeida Santos Oliveira, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica, na Unidade Local Dão Lafões Viseu, EPE, mestre em Toxicodependências e Doenças Psicossociais; pós-graduação em Gestão e Administração de Serviços de Saúde e Pós-graduação em Cuidados Pal
Carlos Cortes foi um dos convidados para a sessão de abertura das VI Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar, que decorrem entre hoje e sábado, no Porto.
No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, a Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal (APDP) alerta para a necessidade de que todas as pessoas com diabetes devem reforçar os cuidados de saúde oral e controlar a doença. De acordo com a associação existe uma relação comprovada entre as doenças da
A 20 de março celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma iniciativa da FDI World Dental Federation que tem por objetivo consciencializar para a importância de cuidados dentários e destacar os obstáculos enfrentados pelos cidadãos no acesso a cuidados médicos na área da saúde oral.
Dados do estudo ‘Doença Renal Diabética (DRD) em Portugal – A visão dos doentes’, realizado recentemente, demonstram que três quartos dos doentes inquiridos se sentem extremamente preocupados com o agravamento da doença renal e o potencial risco de terem de realizar diálise.
Durante o mês de março assinala-se a luta contra o mieloma múltiplo. Em entrevista, Márcio Tavares, Hematologista na Unidade Local de Saúde (ULS) Gaia e Espinho, fala sobre este tipo de cancro hematológico, que diz respeito ao "segundo mais comum, apenas precedido pelo linfoma".
Ana Farinha, nefrologista e coordenadora em clínicas de hemodiálise, fala sobre a doença renal crónica e sobre os tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal. A médica considera que mais do que tratar a patologia na sua fase terminal, é mais importante apostar na sua prevenção, até porque se tra
“Ética na Investigação e na vida universitária” foi a temática das 2.as Jornadas de Ética da CESPU. Em entrevista ao SaúdeOnline, Rui Guimarães, o responsável pelo evento, falou de um tema que considera ser “inacabado” e cada vez mais importante.
No âmbito do Dia Mundial da Incontinência Urinária, que se celebra a 14 de março, Miguel Silva Ramos, assistente hospitalar graduado de Urologia na ULS de Santo António e presidente da Associação Portuguesa de Urologia (APU), fala sobre incontinência urinária por regurgitação e apela a um diagnóstic
Reforçar o papel das unidades de cuidados na comunidade (UCC) é o tema central do V Congresso Nacional das UCC, que vai decorrer nos dias 21 e 23 de março, em Évora. José Lima, presidente da Associação de UCC, espera que os profissionais destas unidades sejam valorizados.
A recém-criada Associação Portuguesa para a Disfunção Pélvica e Incontinência (APDPI) alerta para a necessidade de se falar sobre incontinência, para que se rompa o estigma e sejam criadas medidas para apoiar estes doentes.
Enquanto não tratada, a incontinência urinária de esforço pode ter um impacto muito negativo nas mulheres. Em entrevista, Bercina Candoso, assistente hospitalar graduada de Ginecologia e Obstetrícia na ULS de Santo António e responsável pela Unidade de Uroginecologia e Pavimento Pélvico do Centro Ma
O curso de Geriatria , em formato webinar, vai decorrer entre 17 e 20 de abril. As inscrições ainda estão abertas. Um dos formadores em destaque é Manuel Teixeira Veríssimo, Presidente do Colégio de Geriatria e do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Jorge Malheiro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e nefrologista da ULS de Santo António, considera ser fundamental rastrear a doença renal crónica em populações de risco, sobretudo nos cuidados primários.