Segundo dados fornecidos pela Fundação Rui Osório de Castro (FROC), o cancro infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes, sendo que, por ano, estima-se que surjam cerca de 400 novos casos em Portugal.
Tomar ou não medicamentos para a dor nas costas depende mais do impacto sentido pelo doente do que dos conhecimentos em saúde, revela um estudo conduzido por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em que 84% dos doentes com dor lombar aderiam à medicação prescrita.
Os especialistas dos serviços de Pneumologia dos hospitais do grupo Ribera alertam para os problemas de saúde associados à utilização de cigarros eletrónicos, vaping e cachimbos de água.
Setembro é o mês das doenças hemato-oncológicas, e nesse sentido a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) encontra-se a assinalar a data com uma campanha de sensibilização para a realidade destas patologias, na perspetiva de doentes, cuidadores e profissionais de saúde.
Este prémio surge integrado no âmbito do projeto “Missão 70/26”, um programa estratégico multifacetado, que tem como principal objetivo controlar 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal até 2026.
Por considerar que o cancro tem um "grande impacto na vida da pessoa com doença, na dos que a rodeiam, e na sociedade", a Pfizer lançou um projeto de literacia em saúde sobre este tema.
As temperaturas elevadas aumentam a probabilidade de se ter uma infeção fúngica. António Fernandes Massa, dermatologista, explica o que pode desencadear este problema de saúde que, mesmo não sendo grave, pode ser muito incómodo.
Dia 21 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Nesse sentido, a CBRE lançou uma campanha de consciencialização, a nível ibérico, e que em Portugal terá lugar em dez centros comerciais, seis retail parks e onze escritórios.
Catarina Rogado tinha 31 anos quando descobriu que era portadora de um linfoma de Hodgkin. Vários tratamentos, um autotransplante sem sucesso, e um alotransplante depois, encontra-se em vigilância, mas tudo indica que a doença ficou no passado. Agora, como associada da APCL, e reconhecendo as dificu
Manuel Abecasis, presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), fala sobre doenças hemato-oncológicas na véspera das Jornadas Nacionais Virtuais, que se realizam amanhã. Além de abordar os avanços nos tratamentos, alerta para a importância dos direitos de quem teve um cancro.
Sofia Duque é coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI e alerta para a necessidade de se ter uma visão mais holística do doente com Alzheimer, já que também têm outras patologias.
No âmbito da 11.ª Campanha de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço - Make Sense, que tem este ano como foco a prevenção primária, secundária e terciária, Ana Joaquim, médica oncologista dedicada à investigação na European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC), em Brux
Que médicos queremos no futuro? Que competências queremos nos profissionais de amanhã? Estará o ensino da Medicina adaptado às novas exigências? Estas serão algumas das questões discutidas durante a conferência.
António Neves, Secretário-Geral da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS), critica o facto de não se ter ouvido a FNS sobre a reforma da Saúde e de não saberem como vai ficar a sua atividade após extinção das ARS, com quem fazem contratos.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) informa que é “o primeiro hospital público português”, a implementar uma técnica cirúrgica ecoguiada, para tratamento do “dedo em gatilho”.
Em parceria com o Semanário Expresso, a biofarmacêutica GSK vai organizar a a Conferência ‘Cancro Ginecológico em Portugal: Enfrentar o futuro com esperança’, no dia 20 de setembro, no âmbito do Dia Mundial do Cancro Ginecológico.
Entre várias caraterísticas, as células estaminais apresentam uma enorme versatilidade, capacidade de autorrenovação e de diferenciação (especialização) em vários tipos celulares.
Patrícia Barreto, da ABILI - Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, alerta para a importância da dieta mediterrânica na prevenção da degenerescência macular da idade, a principal causa de perda de visão a partir dos 55 anos.
“Cardio Santarém 2023” é a nova designação das jornadas organizadas pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém, dirigido por Vítor Martins, que se vão realizar a 23 de setembro. Expectante em relação ao evento deste ano, que, além das habituais Medicina Geral e Familiar e Medicina
Encontro reúne responsáveis políticos, empresariais e hospitalares no dia 27 de setembro para debater a inovação na área da saúde. A edição vai decorrer em formato híbrido. Inscreva-se.
“Não aceitamos e denunciamos as intimidações que se ULS do Alto Minho, onde tudo está a ser feito para pressionar os médicos a trabalhar mais do que as 150 horas suplementares”, alerta a FNAM.
Diogo Magalhães Cavaco é, desde abril, presidente da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia (APAPE) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). O cardiologista fala das suas motivações para abraçar este desafio, dos objetivos a que esta Direção se propõe e do tema das arr
Entre 2006 e junho de 2023, o Preço de Venda ao Público (PVP) médio dos medicamentos genéricos baixou mais de metade, segundo dados divulgados pela APOGEN – Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, com base na informação disponível no site do Infarmed.