Presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.
Assistente Graduado Sénior de Gastrenterologia no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Porto.
Professor Catedrático, convidado, com Agregação, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto.
Fundador e coordenador do Grupo de Trabalho Inteligência Artificial (IA) da Sociedade Portuguesa de Senologia, João Abrantes fala desta nova ferramenta que, embora ainda em desenvolvimento, é cada vez mais uma realidade.
Em quatro décadas, os imunoalergologistas têm assistido a uma evolução terapêutica que caminha cada vez mais para uma medicina personalizada na área da rinite e rinossinusite. Para nos falar do assunto, o SaúdeOnline foi entrevistar Graça Loureiro, Coordenadora do Grupo de Interesse de Rinite/Rinoss
No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, desde 2016 que se tem uma consulta multidisciplinar para a Síndrome de Sjögren. Apesar de rara, esta condição tem “forte impacto” na vida dos doentes, daí se apostar também na investigação e na sensibilização de médicos de diferentes especialidades. O reumatolo
Manuel Pizarro falou na cerimónia de abertura dos Prémios dos Hospitais Privados 2023, que decorre, esta noite, em Lisboa. A iniciativa é organizada, pela segunda vez, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.
Pedro Soares é Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (OE). Em entrevista fala do que tem visto nas visitas que tem feito às nove ilhas açorianas, onde há escassez de recursos humanos mas também exemplos de boas práticas, como no Corvo.
Para Paul Garassus, o setor privado deve ser “um parceiro”, porque “o que conta é a saúde da população”. O presidente da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) falou ao SaúdeOnline à margem da entrega de Prémios dos Hospitais Privados, que tem lugar hoje à noite, no Pavilhão Carlos Lopes, e
Anabela Lopes é a presidente do Colégio da Especialidade de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos. Em entrevista, destaca os avanços no diagnóstico molecular, mas também critica os problemas de acessibilidade a consultas da especialidade.
A Europacolon Portugal lança o Portal ‘Connect – Cuidar dos Cuidadores’, para pessoas que cuidam de entes queridos com doenças oncológicas. A 1.ª sessão de apoio realiza-se no dia 29 de maio, sob o tema “Como lidar com a minha incerteza no dia-a-dia?”.
“Support Debriefing como cultura para redução do Stress” é um projeto da equipa da sala de Emergência do Hospital Distrital de Santarém. Este ano, foi um dos três vencedores da 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Em entrevist
“Este tratamento, essencial à vida dos doentes com défices do sistema imunitário, repõe as defesas que estes doentes não conseguem produzir para combater as infeções”, refere, em comunicado, o CHO.
“PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos” é o nome do projeto da UC.
A principal vantagem da Hospitalização Domiciliária é ser um projeto centrado no doente, mais humanizado e com maior disponibilidade do doente e família para adquirirem conhecimentos sobre a sua doença, bem como da melhor abordagem terapêutica.
A exposição "A Literacia faz bem à saúde" pretende educar e informar o público, promover a importância da arte na transmissão de mensagens relacionadas com a saúde e levar este conhecimento sobre várias áreas da saúde e do bem-estar a outras regiões do país.
A Associação Dignitude alerta para o agravamento das dificuldades económicas de milhares de famílias em Portugal, levando a que não tenham dinheiro para pagar os medicamentos prescritos pelo médico.
De acordo com Pedro Sá Couto, cirurgião geral do CHUSJ, esta técnica que é feita há quase 20 anos, principalmente no Oriente, e que começa a dar passos no mundo Ocidental, já foi consagrada pela Associação Europeia de Tiroide.
O presidente da APHP, Óscar Gaspar, defende uma maior parceria entre privado e público e considera que os cuidados de saúde não devem depender de ideologias políticas, como aconteceu com as parcerias público-privadas (PPP). Alerta ainda para o facto de haver problemas comuns nos dois setores.