O hospital considera essencial a sensibilização junto da sociedade civil, procurando ser um agente de prevenção da violência contra a pessoa idosa. “A sensibilização para esta problemática é obrigatória, porque o apoio da comunidade onde a pessoa idosa se insere é inibidor da ocorrência de violência
Ricardo Ferreira, Pediatra e Gastrenterologista Pediátrico, diretor do Serviço de Pediatria Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), diz que “12% das crianças que engolem pilhas de lítio sofrem lesões graves ou fatais”.
A decisão de prorrogar o prazo de submissão de candidaturas até dia 30 de junho foi tomada de forma a possibilitar que todas as entidades interessadas possam dispor de um período de tempo adicional para apresentar os seus projetos.
Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia, falou ao SaúdeOnline à margem do XVIII Congresso Nacional de Podologia que decorreu, no início de junho, no Porto. O responsável fala sobre os problemas que mais afetam o pé e alerta para a importância de haver mais podologistas no Se
A ginecologista Margarida Martinho realça a importância do microbioma na endometriose. Apesar de ser necessária mais investigação nesta área, isso não deverá impedir o ginecologista de incentivar as mulheres a adotarem hábitos de vida mais saudáveis.
A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata) assinala, este ano, duas décadas. O presidente, Joaquim Domingos, faz um balanço do trabalho desenvolvido e apela à participação de homens mais novos na prevenção do cancro da próstata.
O novo modelo esteve hoje em discussão pública. “A expectativa é que se possa gerar uma resposta que conheça a pessoa em qualquer momento da evolução de uma doença limitante de vida e que o plano individual de cuidados seja construído em conjunto", de acordo com a Direção Executiva do SNS.
“No pain, no gain” é muitas vezes a máxima no mundo do Desporto. Mas, como defende João Paulo Castro, fisiatra do Centro Hospitalar Universitário de São João, este não deve ser o lema.
A nova técnica cirúrgica da coluna vertebral que acelera a recuperação do doente foi realizada pela primeira vez em Portugal no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV).
O objetivo é chegar àqueles que por “vergonha ou relutância” não solicitam ajuda médica, segundo informa o site da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
O uso de substâncias psicadélicas para fins terapêuticos foi um dos temas do encontro “Cérebro e a Vontade: Atualização em Dependências , que se realizou em maio, em Coimbra. João Curto, psiquiatra e membro da comissão organizadora, fala da importância destas terapêuticas e alerta também para a esc
Renato Gonçalves - Médico interno de formação específica em Medicina Interna/Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira/ Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior/Sócio da www.girohc.pt/
Trata-se de uma doença rara, hereditária genética e progressiva que provoca perda de sensibilidade à temperatura, assim como de mobilidade, alterações do trânsito intestinal, problemas de visão e cardíacos.
A doença de Machado Joseph é uma neuropatologia hereditária rara, que afeta pessoas em todo o mundo, em especial em Portugal, na Ilha das Flores (Açores). Até ao momento, não existe uma terapia eficaz disponível.
Davide Carvalho é o presidente das 14.ºas Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Norte, que decorrem hoje e amanhã, em Vila Nova de Gaia. Em entrevista ao SaúdeOnline, o responsável realça o aumento de casos de diabetes após a pandemia e alerta para a necessidade de se tratar a
Ansiedade, burnout e depressão são as perturbações com maior indicação para o uso dessas mesmas aplicações, de acordo com um inquérito do economista e doutorando em Ciência de Dados em Saúde, Diogo Nogueira-Leite.
As comemorações dos 127 anos da Escola Superior de Enfermagem do Porto contam com atividades culturais, uma sessão solene comemorativa e ainda um passeio pedestre.
Cuidados de saúde primários; lei laboral; revisão da Tabela Nacional de Incapacidades e do processo de avaliação; e revisão do preço compreensivo do tratamento foram alguns dos assuntos levados pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) à Assembleia da República.
Filipe Macedo, diretor do Programa Nacional para a Promoção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde, considera que têm sido dados passos importantes nesta área. É o caso da criação das vias verde AVC e EAM, contudo, diz que ainda é preciso apostar mais na educação para a saúd